​ÓRGÃOS

DIRETORIAS

DIRETORIA GERAL

O Diretor (a) Geral é designado pela Mantenedora, com mandato de dois anos, podendo haver recondução, sendo substituído, em suas faltas e impedimentos eventuais, por um Diretor indicado, denominado Diretor em exercício. 

          Cabe ao Diretor Geral designar os Diretores (as) de Ensino, pelo (a) Diretor (a) Pesquisa e Extensão e pelo Diretor (a) de Planejamento. 

DIRETORIA DE ENSINO

 A Diretoria de Ensino será exercida por um Diretor (a), cujas principais atividades serão: planejar, organizar, dirigir, controlar e avaliar as ações dos cursos de Graduação do IES-MATERDEI. 

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO

O IES-Materdei desenvolve atividades de pesquisa e de iniciação científica, promovendo ações que proporcionam contribuições teóricas e práticas às atividades de ensino e extensão. A articulação da pesquisa com a extensão, no IES-Materdei, tem por meta a definição de um modelo de investigação da realidade social, que vá influenciar em sua transformação, por criar condições de correlação entre campos teórico e prático da produção científica. 

O IES-Materdei desenvolve atividades de extensão visando promover a sua articulação com a sociedade, transferindo para esta os conhecimentos desenvolvidos com as atividades de ensino e pesquisa; e captando demandas e necessidades da sociedade para orientar a produção e o desenvolvimento de novos conhecimentos. A extensão se configura como uma forma de intervenção que favorece uma visão abrangente e integradora da sociedade, constituindo-se em espaço privilegiado no processo de formação profissional. Suas ações se voltam para o atendimento de demandas sociais colhidas no confronto direto com a realidade próxima, contribuindo, significativamente, na produção do conhecimento. 

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO

A Diretoria de Planejamento será exercida por um Diretor, cujas principais atividades serão: Promover o Planejamento Institucional, através de ações coordenadas, integradas e orientadas, oferecendo a articulação entre as diversas áreas de atuação, visando o alcance dos objetivos e metas do IES-Materdei. 

 

NDE

 

Núcleo Docente Estruturante-NDE

O Núcleo Docente Estruturante-NDE está constituído por docentes de
elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que
trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e
acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados
no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos
programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade
complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o
aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação,
implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação
de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos
discentes.


O IES-Materdei investiu na composição de um corpo docente que possui uma
dedicação preferencial, cujo resultado seja a construção de uma carreira
assentada em valores acadêmicos, ou seja, titulação e produção científica. Isto,
com certeza, contribuirá para a estabilidade docente e o estímulo à permanência
dos integrantes do Núcleo Docente Estruturante até a renovação do
reconhecimento do curso. Neste sentido, o IES-Materdei estabelece uma relação
duradoura e perene entre si e o corpo docente, sem as altas taxas de rotatividade
que dificultam a elaboração, com efetiva participação docente, de uma identidade
institucional.


A estruturação do NDE, com definição das atribuições dos integrantes, bem
como a realização das reuniões contribuiu significativamente para a organicidade e
eficiência do Curso de Enfermagem. É integrado pelo Coordenador de Curso e por
06 (seis) professores.

 


Núcleo Docente Estruturante


Composição do NDE

Fabiana da Rocha Oliveira


Franciana Aguiar de Azedo

 


Josiani Nunes do Nascimento

 


Josy Lira Dias

 


Marcos Rommel Cabillas Silva

 


Marina Dias Oliveira

 


Valdelize Elvas Pinheiro

DRA

 

Diretoria de Registro Acadêmico - DRA

 

A Secretaria Acadêmica estará ligada a Direção de Ensino, tendo a figura do
(a) Secretário (a) como coordenador das competências administrativas do setor,
subdividindo-se em:

 


-Setor de Matrículas


-Documentação Escolar


-Setor de Gestão Acadêmica


- Unidade de Protocolo


-Setor arquivo

 


O Registro Acadêmico, garantido mediante aprovação, classificação no
número de vagas do Processo Seletivo e convocação do candidato através de Edital
próprio, será efetuado mediante entrega de documentação, solicitada no Edital do
Processo Seletivo correspondente, à Secretaria Acadêmica. A conferência e a
guarda da documentação do registro acadêmico serão de responsabilidade da
Secretaria Acadêmica, assim como o registro dos cursos e alunos no sistema de
controle acadêmico da Instituição e do MEC.


Os registros acadêmicos são informatizados, atualizados, confiáveis e de fácil
acesso aos discentes e docentes. O processo de registros e controle acadêmicos é
informatizado e está implantado, com garantia de atualização, confiabilidade e
eficiência.

COLEGIADO

 

O Colegiado de Curso, responsável pela coordenação didática do curso, é constituído, conforme o Regimento do IES-Materdei, por todos os docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do corpo discente. O representante do corpo discente deve ser aluno do curso, indicado por seus pares para mandato de 01 (um) ano, com direito a recondução.

           O Colegiado é presidido por um Coordenador de Curso, em suas faltas ou impedimentos, o Coordenador de Curso será substituído por professor do curso, designado pelo Diretor. O Colegiado de Curso reúne-se, ordinariamente, a cada três meses, extraordinariamente, por convocação do Coordenador de Curso, ou por convocação de 2/3 (dois terços) de seus membros, devendo constar da convocação a pauta dos assuntos e serem tratados.

Os órgãos de deliberação do IES-Materdei foram concebidos com poucos níveis hierárquicos, uma vez que a hierarquia menos extensa contribui para tornar mais fácil a comunicação, exige menor controle burocrático, facilita a gestão de processos e de rotinas e a delegação de competências, podendo-se obter, em consequência, maior envolvimento dos corpos docente e discente, e técnico-administrativo. Essa estrutura permite instaurar processos de decisão mais ágeis, com participação dos diferentes segmentos que constituem a comunidade acadêmica, possibilitando aos setores autonomia e responsabilidade pelas decisões adotadas.

O Coordenador do Curso, que presidem o Colegiado do Curso, possuem representação na Congregação - órgão máximo de natureza normativa, consultiva e deliberativa em matéria administrativa, didático-científica e disciplinar do IES-Materdei. O Colegiado do Curso de Enfermagem comprova, por meio de documentos oficiais da instituição, a sua constituição e as suas atribuições e estas lhe conferem representatividade e importância nas decisões sobre assuntos acadêmicos do curso. As atas das reuniões do Colegiado do Curso podem comprovar a sua importância nas decisões dos assuntos que dizem respeito ao curso. A representatividade do Colegiado do Curso nos colegiados superiores também comprovam a importância desse órgão para a vida acadêmica.

 

Composição do Colegiado do Curso:

Valdelize Elvas Pinheiro

Anny Karoliny Figueiredo Galvão Kuhn

Josy Lira Dias

Kennedy Sousa Bechara

Adryanne Karolynne de Matos

Maria Alzira Mota Duarte

Representante acadêmico: Pedro Ferreira 

@2018 Instituto de Ensino Superior Materdei - Todos os direitos reservados 

ouvidoria@iesmaterdei.com.br - (92) 3342-0594 - Av. Leonardo Malcher, 1167 - Centro - Manaus - AM

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